OS QUATRO PILARES PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO
- coursedesenvolvime
- 29 de abr. de 2024
- 3 min de leitura

O engenheiro francês Jules Henri Fayol, fundador da teoria clássica da administração, elencou cinco características que todo bom administrador deve apresentar ao conduzir um negócio: a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle.
A partir da análise de tais características, Fayol elaborou a teoria da existência de quatro pilares essenciais para uma boa administração, quais sejam, o planejamento, a organização, a liderança, também denominada de direção, e o controle.
As funções administrativas mencionadas estão inseridas no cotidiano de qualquer empresa, independentemente do porte, e são imprescindíveis para o bom andamento dos negócios empresariais.
Então, administrador(a), vamos conhecer as características de cada uma delas e descobrir como executá-las no seu negócio?
Vamos lá!
1. PLANEJAMENTO
O bom andamento de qualquer negócio é completamente incompatível com o improviso. Para conduzir uma empresa da melhor forma possível, é necessário um excelente planejamento.
Por meio dele, o administrador estabelecerá os objetivos e as metas do negócio, bem como traçará as ações e medidas a serem tomadas para alcançar o que foi planejado.
Nesse ponto, é importante destacar que o planejamento não será baseado tão somente na intuição do administrador, é necessário um estudo minucioso sobre as questões internas da empresa e as projeções futuras do negócio, bem como uma análise do segmento de mercado em que o negócio está inserido.
Por meio do levantamento de todas as informações, será possível a elaboração de um planejamento eficaz que trará bons resultados para a empresa.
2. ORGANIZAÇÃO
Após o planejamento, é necessário colocar em prática as ações e medidas que foram traçadas. Para isso, é preciso seguir o segundo pilar da boa administração: a organização.
Por meio dela, o administrador analisará os recursos disponíveis na empresa e distribuirá a execução do que foi previsto no planejamento entre os setores e os colaboradores do negócio.
Dessa forma, otimizará o tempo disponível para a execução do plano, bem como evitará, na medida do possível, o desperdício dos recursos produtivos, uma vez que as tarefas serão, estrategicamente, distribuídas para os setores e profissionais competentes.
Diante disso, verifica-se que é necessário não apenas a capacidade organizacional individual do administrador para executar o plano, mas também a organização dos setores e colaboradores envolvidos.
3. DIREÇÃO OU LIDERANÇA
Exercer a direção de um determinado negócio é adotar a postura de um verdadeiro líder, o que exige a apresentação de uma série de habilidades para impulsionar o capital humano a atingir o resultado previsto no planejamento.
Uma das principais habilidades que o líder deve ter para dirigir a empresa é a inteligência emocional, isto é, a aptidão para visualizar as potencialidades, as carências e as insatisfações de cada colaborador, conduzindo-as da melhor forma.
Desse modo, é evidente que a distribuição estratégica das atividades não é suficiente para alcançar os objetivos da empresa, sendo preciso que o líder influencie e mantenha os colaboradores do negócio motivados a seguirem o plano de ação.
4. CONTROLE
Após o planejamento, a distribuição das tarefas e a constante motivação dos colaboradores, é necessário exercer o último pilar da boa administração: o controle. Por meio dele, o administrador conseguirá garantir a boa execução de tudo aquilo que foi previsto no planejamento.
Para exercer controle sobre as atividades desempenhadas dentro da empresa, é preciso utilizar métricas, ou seja, indicadores técnicos de desempenho para avaliar se as tarefas estão sendo exercidas da forma prevista e gerando os resultados pretendidos.
Desse modo, quanto maior o número de métricas adotadas para a avaliação do desempenho, maior a precisão da avaliação feita. Entretanto, embora os números sejam importantes para a análise, é necessário se guiar também pela intuição ao interpretar as métricas observadas.
Portanto, administrador(a), busque desenvolver e manter o equilíbrio entre os pilares aqui abordados para conduzir os negócios de forma eficiente e atingir os resultados que deseja para sua empresa. Nesta caminhada, conte com a nossa consultoria administrativa.